Menu

CRISTÃO

Teólogo diz que Jesus foi uma ficção criada por aristocratas romanos

No próximo dia 19 de outubro, Joseph Atwill, um teólogo americano especializado na Bíblia, deve chocar os participantes de um simpósio em Londres chamado Covert Messiah, dedicado a compreender com mais detalhes como teria sido a vida de Cristo. Lá, Atwill deve apresentar a teoria de que o Novo Testamento - consequentemente, a história de Jesus Cristo - foi um mito criado pelos romanos no séc. I. De acordo com Atwill, ele reuniu evidências conclusivas de que essa parte da Bíblia foi escrita por aristocrata romanos e que, embora isso certamente vá deixar cristãos insatisfeitos, trata-se de questão de tempo…
Leia mais ...

Sete mitos de Jesus Cristo que põem em xeque sua existência

Jesus está cercado de mitos que colocam em xeque a sua própria existência. Segue uma síntese de texto de Cristine Kist para Superinteressante sobre seis desses mitos. Ela pegou como base os livros “Quem Jesus Foi? Quem Jesus não foi?”, um clássico de Bart Ehrman, e “Jesus Histórico. Uma Brevíssima Introdução”, de André Chevitarese e Pedro Paulo Funari. 1 — Não nasceu em Belém nem em dezembro Tudo o que se sabe sobre o nascimento de Jesus está nos evangelhos de Mateus e Lucas – e são versões bem diferentes. Em Mateus, José e Maria aparentemente viviam em Belém quando…
Leia mais ...

Quais outras figuras religiosas também foram crucificadas?

Essa punição era muito popular na Antiguidade para reprimir escravos, ladrões e indivíduos que ameaçassem o poder do Estado. A coincidência de ter sido adotada em vários relatos de figuras messiânicas pode ser explicada pelo registro oral dessas histórias – que eram contadas, mudadas e recontadas até, enfim, serem registradas por escrito anos depois. Nesse meio-tempo, acabavam influenciando umas às outras. Para alguns pesquisadores, esses casos provam como o cristianismo absorveu outras referências anteriores para “montar” a simbologia em torno de Jesus.    Pegaram para Cristo – histórias de crucificados muito parecidas com a de Jesus   Serpente alada  …
Leia mais ...

Oito perguntas e respostas sobre o Jesus histórico

    Os autores dos Evangelhos conheceram Jesus? A maior parte dos historiadores concorda que nenhum dos evangelistas foi testemunha ocular da vida de Jesus. Os Evangelhos, na verdade, faziam parte de uma grande variedade de textos que circulavam nos primeiros séculos depois de Cristo e representavam o que algumas das comunidades cristãs pensavam (os Evangelhos que foram deixados de lado pela tradição católica se tornaram conhecidos como apócrifos). Os textos têm autoria anônima, e os pesquisadores possuem poucas informações sobre sua exata origem geográfica. O que se sabe é que eles foram criados a partir de relatos, memórias, tradições…
Leia mais ...

Um Jesus Desconhecido

Imagine que você more numa pequena cidade do interior da palestina durante o primeiro século. Suponha que na sua cidade um homem comece a fazer grandes milagres. Ele passa a curar toda sorte de moléstias, pessoas são curadas de suas enfermidades apenas por tocar em suas vestes, surdos passam a ouvir, cegos passam a ver, coxos começam a andar, mãos atrofiadas são recuperadas e até mesmo os mortos são ressuscitados. Ele anda sobre as águas, transforma água em vinho, acalma tempestades, expulsa demônios, alimentas milhares de pessoas com apenas alguns pães e peixes. Ele faz palestras cativantes e tocantes que…
Leia mais ...

A construção do mito Jesus

Ao analisarmos o personagem Jesus temos de diferenciar o Jesus místico do Jesus histórico. O Jesus místico é o ser que habita o imaginário de mais de 2 bilhões de pessoas que depositam sua fé e sua esperança nesta entidade transcendental. Porém, ao analisarmos o Jesus histórico temos de nos desvencilhar de todas estas crenças e dogmas envoltos em superstições. Temos de investigar o assunto baseado em evidencias racionais e não em crendice religiosa. Em primeiro lugar, Jesus não era uma pessoa significativa em sua época. Muito pelo contrário, ele foi praticamente um completo desconhecido. Jesus viveu no 1º século…
Leia mais ...